
Primeiro semestre começa frenético com o debute em solo nacional da cantora britânica Amy Winehouse; U2 e Iron Maiden são certezas de estádios lotados
De sucessos a promessas, a agenda de shows internacionais em 2011 no Brasil oferece entretenimentos da música clássica ao heavy metal e do pop ao jazz. Há três décadas, excursionar pela América do Sul era considerado um investimento de risco devido ao alto valor pedido para a realização e a desconfiança quanto ao público. Os anos, então, contentaram os produtores gringos, que vislumbraram no Brasil, Argentina e Chile um mercado e tanto para incluir estes países nas rotas oficiais das turnês. Que o diga os fãs de Metallica, Green Day, Bon Jovi e Black Eyed Peas, bandas que tocaram em terras sulamericanas em 2010 e lotaram estádios.
A primeira grande atração, já em janeiro, é a esperada vinda da polêmica Amy Winehouse. A turnê da cantora britânica, cuja música transita entre o jazz e o soul, numa roupagem pop, começa dia 10, no Rio de Janeiro, e chega à capital paulista no dia 15. Em São Paulo, o show acontece na Arena Anhembi, em mesmo evento onde se apresentarão os estadunidenses Janelle Monae e Mayer Hawthorne.
Ainda no primeiro mês do novo ano, desembarcam em terras tupiniquins bandas do cenário independente estrangeiro que há tempos são esperadas por aqui. Em 29 de janeiro, no Rio Grande do Sul, a queridinha indie Vampire Weekend dá início à turnê do álbum “Contra”, enquanto o show em São Paulo, no Via Funchal, está marcado para o dia 1º de fevereiro. A banda suíça Eluveitie, que toca folk metal (mescla de sonoridades pesadas com elementos étnicos), também debuta em solo nacional com quatro shows. O da capital paulista, no Estúdio Emme, é no mesmo dia 29 de janeiro.
Fevereiro está repleto de espetáculos musicais. A musa dos anos 80 Cyndi Lauper e Kate Nash, uma das tantas expoentes contemporâneas, dividirão o público pop com outro ícone do gênero, Boy George. Na agenda do mês ainda tem o retorno da quase aposentada boyband Backstreet Boys, além do debute da sueca Katatonia, da nova safra de bandas que atualizaram o heavy metal, e as que executam o chamado “tradicional”, Primal Fear e Anvil.
Também estrela do cenário da música pesada, aponta novamente no Brasil a britânica Iron Maiden, para seis apresentações nesta nova turnê pelo país. No entanto, é a diva colombiana – mas atualmente “americanizada” – Shakira que será os holofotes midiáticos do terceiro mês de 2011. Ela será a atração principal do Pop Music Festival, onde também estará Ziggy Marley, para promover o álbum “Sale El Sol” e a venda de ingressos para os três shows começa a partir de 15 de janeiro.
Fenômeno de vendas de ingressos antecipados, U2 traz, em abril, a turnê 360º, em três shows cujos ingressos já foram esgotados. Na bagagem, vem o Muse. Neste mesmo mês, quem retorna ao Brasil é o antes macabro e hoje senil Ozzy Osborne. O duo sueco Roxette, que nos anos 80 cravou o hit “Listen to your heart” também confirmou shows em capitais.
E, antes dos festivais SWU e Rock in Rio no segundo semestre de 2011, o maestro sensação do momento Gustavo Dudamel virá ao Brasil acompanhado da Orquestra Sinfônica Juvenil Simon Bolívar, da Venezuela. Serão duas apresentações em junho, na Sala São Paulo, do Teatro Municipal da capital paulista. Ainda no âmbito da música clássica, aguarda-se a confirmação de outro nome cultuado no meio, o pianista Phillip Grass.
Agradecimentos ao site:www.tribunatp.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário